Ruby

  • Categorias

  • Arquivos

Tutorial

Baixando Ruby:

Como uma linguagem open source, Ruby foi portada para rodar em várias plataformas e arquiteturas de computadores diferentes. Isso significa que se você desenvolve um programa Ruby em uma máquina, é provável que você seja capaz de rodá-lo sem modificações em uma máquina diferente. Você pode usar Ruby, de uma forma ou de outra, na maioria dos sistemas operacionais e plataformas.

A maneira mais simples de ter Ruby instalado num PC é utilizando o Ruby Installer para Windows. Depois de baixado, execute o arquivo e instale Ruby no seu PC, aceitando todos os padrões. Depois de instalar seu software Ruby, a variável de ambiente PATH já está configurada para apontar para a pasta bin de Ruby. Sempre confira se essa variável foi configurada corretamente ou não.

A instalação de Ruby inclui a primeira edição do livro Programming Ruby e o editor de códigos SciTE.

Ambiente de Programação Ruby:

Assumindo que a instalação foi feita em Windows, na pasta c:\ruby, então a instalação cria várias sub-pastas. As principais são:

  • C:\ruby\bin: local onde os executáveis de Ruby foram instalados (inclusive o terminal interativo irb e o interpretador ruby);
  • C:\ruby\lib\ruby\1.8: contém arquivos escritos em Ruby, que provêm as bibliotecas padrão, que você pode requerer em seus próprios programas se precisar das funcionalidades que elas contém;
  • C:\ruby\lib\ruby\1.8\i386-mswin32: pasta com bibliotecas e extensões específicas da arquitetura. Normalmente, as extensões dos arquivos são .so e .dll. Esses arquivos são extensões de Ruby escritas em C;
  • C:\ruby\lib\ruby\1.8\site_ruby: pasta onde são armazenadas extensões e bibliotecas de terceiros. Podem ser códigos criados por você ou ferramentas criadas por outras pessoas;
  • C:\ruby\lib\ruby\gems: sistema de pacotes ruby-gems;
  • C:\ruby\src: código-fonte de Ruby;
  • C:\ruby\samples\RubySrc-1.8.6\sample: contém alguns programas de exemplo de Ruby.

Primeiro Programa em Ruby:

Vamos iniciar nosso editor SciTE. Para isso, no Windows, clique em Iniciar / Programas / Ruby-186-26 / SciTE.

Quando a janela do editor abrir, pressione F8 para abrir uma janela de saída. Crie uma pasta, digamos, rubyprograms, no seu C:\ Nós vamos guardar todos os nossos programas nesta pasta. Nosso primeiro programa irá mostrar a string ‘Hello World’ na liha de comando e o nome do programa será p001hello.rb.

Por convenção, os arquivos ruby têm extensão .rb. Em Windows, os fontes podem ter a extensão rbw também. A conveção de código de Ruby define que o arquivo/pasta é o nome da classe/módulo em minúsculas, com a extensão .rb (Por exemplo, a classe Foo está no arquivo foo.rb).

Do lado esquerdo da janela, escreva

puts ‘Hello World’

e salve o arquivo como p001hello.rb na sua pasta rubyprograms.Depois tecle F5 e a janela do lado direito irá mostrar a execução do arquivo.

Obs.: Ruby é uma linguagem de script. Não há método ou função principal (main method) a partir do qual a execução começa. O interpretador Ruby pega um script de instruções a executar, então inicia na primeira linha, continuando até a ultima. puts (s no puts significa string; puts realmente significa put string [coloque string]) simplesmente escreve na tela qualquer coisa que seja colocada depois dele, e depois salta automaticamente para a linha seguinte.

Deixe um comentário